Tem de tudo, receitas light e não só... mas principalmente Light e sem qualquer intenção de ser vegetariana ou vegana...

Wednesday, 26 September 2012

Bolo e Muffins de abóbora, canela e sementes de papoila light, sem glúten e sem lactose






Um bolo que fica fabuloso, que me fez lembrar o bolo e pão da minha infância de abobora e canela que a minha vovó fazia somente para mim : ) .

E que em certas famílias com raízes irlandesas e inglesas como a minha estava sempre presente e na minha infância, eu adorava ir passar férias e fim-de-semana com a minha vovó que fazia todos estes mimos para mim
( Que Saudades que tenho da minha vovó, mas sei que ela está sempre comigo, no meu coração : ) )

Tento manter estas minhas receitas no básico sem muitas complicações de farinhas e coisas que ainda nem sei o que são e outras que já experimentei mas que foram um fiasco.

Este mundo sem glúten é mesmo muito, mas muito complicado, principalmente para uma novata nestas andanças como eu.

Mas lá vou aprendendo e experimentando muito.

Este bolo e fiz também muffins ficaram um Sucesso Light, sem glúten e sem lactose é fácil, simples e sem sombra de dúvidas espetacular para aniversários e festas, fica super fofo, saudável, light e acima de tudo sem glúten e sem lactose.

Ingredientes:

. 4 Ovos
( com as claras batidas em castelo com umas pedras de flor de sal, para ficarem mais firmes)
. 1 Copo de iogurte natural de soja
( usei da Alpro soya)
. 4 Colheres de sopa de óleo  (aqui usei somente 3 colheres de sopa de óleo de milho)
. 2 Copos de iogurte de açúcar
( não usei açúcar nenhum, usei sim adoçante liquido somente, fui colocando e fui provando assim que ficou doce já estava bom para ir ao forno)
. 2 copos de iogurte de farinha
(usei 1 copo de farinha de arroz da Doves Farm + 1 copo de Maizena ou amido de milho como lhe quiserem chamar)
. 1 Colher de chá de fermento em pó Royal
. 3 Cenouras cruas descascadas e raladas na hora
( aqui eu usei uma chávena de chá grande de abobora crua ralada na hora, mas com cenoura também fica muito bem )
. 1 colher de sopa de canela em pó
. 1 colher de sopa de sementes de papoila

*** como medida usei o copo do iogurte vazio

Junto tudo na batedeira e por fim, é que junto as claras batidas em castelo e as 4 colheres de sopa de óleo ( usei óleo de milho ).

Depois de tudo envolvido, levei parte da massa ao forno médio em forma de bolo inglês untada com azeite em spray e polvilhada com farinha de arroz e também coloquei com o resto da massa a massa em forminhas de muffins e fiz uns muffins divinais sem glúten, light e sem lactose.


4 comments:

Artes da Mel said...

Nossa essa receita é muito nutritiva, ótima! Vou levar comigo!
Bjs
Mel

Betechef said...

Oi amiga,
Adorei a receita! Já estou copiando e com cereteza vou fazer. Gostei muito por ser light, sem glúten e o melhor ser sem lactose, já que é o Assim que fizer volto aqui pra te contar. Bjs!

DD said...

Vou experimentar. Depois dou feedback. Obrigada

Manoel Carlos Alves said...

PASSEI, VI, LI, CURTI E GOSTEI MUITO. AGUARDO A SUA VISITA EM MEU BLOG. E POR FAVOR SE GOSTAR DO BLOG VOTA PARA O "PREMIO TOP BLOG 2012" JÁ CONQUISTAMOS O TOP 100, AGORA BUSCA NO 2º TURNO O "TOP 30" OBRIGADO DESDE JÁ. http://inkdesignerstampas.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails